terça-feira, 29 de novembro de 2016

NOTIZIE DELLA FAMIGLIA – 000

Notícias da família - 000


O objetivo dessa série é divulgar antigos registros, recém-encontrados. Explico. Desde aquela tarde fria de julho (ver post anterior), minha pesquisa genealógica se resume a: 1. Confirmar ou retificar as informações; e 2. Buscar “novos” dados.
Com a “evolução” da internet (lembrem-se que estamos falando de julho de 1986...), representada pela popularização das redes sociais (Orkut, Facebook...), e principalmente com o surgimento do “oráculo supremo”, o Google, a pesquisa genealógica avançou quarteirões.
Entretanto, há alguns meses (não sei bem precisar), uma verdadeira revolução foi patrocinada pelos mórmons (a Igreja dos Santos dos Últimos Dias), através da página do Family Search1. Eles resolveram disponibilizar a consulta “on-line”, GRATUITA e SEM necessidade de “cadastro”, de milhares (milhões?) de registros civis e eclesiásticos microfilmados por eles, ao redor do mundo, durante décadas. São registros antigos (com 100 anos ou mais), a maioria deles ainda não “indexados2”. Num próximo post, mostrarei como acessar os microfilmes.
No primeiro microfilme pesquisado, por exemplo, encontrei os registros de nascimento de Aldaneve (tia Nena?), filha da tia Theresa (que era filha de Francesco Girolamo), em 29/1/1907, e de Victorio Luiz, filho de Francesco Girolamo, em 19/2/1907. Ou seja, o tio nasceu 3 semanas após a sobrinha.
Serão posts curtos, reportado os “achados”, como esses aí de cima, que farão parte da série “Noticie de la Famiglia”. Como sempre, peço à parentada que comente e que traga mais informações sobre a “figurinha” objeto do post; pois a história dos nossos antepassados é bem mais que um “catálogo telefônico”.

Notas:
1. https://familysearch.org/
2. “Indexados”, significa que os dados contidos nas imagens foram armazenados em bancos de dados.

Um comentário:

  1. Ah... Reforçando... O objetivo desta série é que os parentes tragam também, através de seus comentários, outras notícias e histórias sobre o parente destacado no post.
    Obrigado!

    ResponderExcluir