domingo, 11 de novembro de 2018

NOTIZIE DELLA FAMIGLIA - 004

Giovanni Caldieraro - O último movimento na Itália

Comune de Longare, Província de Vicenza, dia 11/11/2018, manhã, temperatura de 12°C, céu nublado, brisa suave, um pouco de neblina...
Há exatamente 137 anos, em 11/11/1881, provavelmente com um tempo muito parecido com o de hoje, Giovanni CALDIERARO (27), Giovanna Maria MILAN (18) e Domenica CALDIERARO (6 meses), partiam de Longare (VI) em direção à Montegaldella (VI), última residência da família na Itália, antes de emigrarem ao Brasil, em dezembro de 1885.
Certamente, a paisagem pelo caminho entre as duas localidades deve ter mudado bastante nesses quase 140 anos. Mas, mesmo assim, refiz o roteiro no dia de hoje para tentar sentir, de alguma forma, um pouco das sensações sentidas pelos nonni naquela época.
Abaixo, compartilho algumas imagens obtidas neste Dia de São Martinho (San Martino).
Chiesa di Santa Maria Maddalena, Longare (VI)
Partida de Longare (VI)
Pieve di San Mauro Abade, Costozza (VI)
Villaganzerla (VI)
Chegada a Montegaldella (VI)

3 comentários:

  1. Emocionante. Gostei. Em Mason Vicentino tem a casa onde os Seganfredo moraram.Gostei de ver o passeio de vcs.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito destas tuas informações. A Domenica era minha nona, infelizmente não cheguei a conhecer. Estou hoje em Hoffenhein, na Alemanha, pretendo ir a Mantoa na próxima semana. Vou ver mais informações no teu blog. Abraço Ricardo.

    ResponderExcluir
  3. Opa! Vc aparece como "unknown"... Por favor, me mande um e-mail para podermos conversar melhor. Estou na Itália, fazendo pesquisas e turismo, de 06 a 28/11/2019. Abraço!

    ResponderExcluir