sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

REGISTROS MICROFILMADOS

O verdadeiro presente de Final de Ano

Na mais recente postagem (002) da série "Notizie della Famiglia", ao final da nota 2, eu prometi mostrar um "passo a passo"de como acessar os milhões de registros (de nascimentos, casamentos, óbitos e outros) microfilmados pelos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (os mórmons) ao longo das últimas décadas. Adiante está o prometido.

Não tenho qualquer vinculação com os mórmons, não sei se eles gostam (ou não) que tudo mundo fique bisbilhotando os documentos (públicos) que eles recolheram ao longo dos anos, mas acho importante divulgar a existência e, mais importante, a forma de acessar esses documentos.

Particularmente, adoro história. E, quando se trata da "minha história", chego a voltar no tempo; minha mente e minha alma voltam aos meus 12 anos de idade. Não é pieguice; é gosto. Mas, vamos ao passo a passo.

Basicamente, reproduzirei as dicas que me foram prestadas pelo meu amigo genealogista Diego de Leão Pufal, do Blog "Antigualhas, histórias e genealogia" (http://pufal.blogspot.com.br/). Como exemplo, vamos procurar o registro de nascimento da Tia Nena (ver "Notizie della Famiglia - 001"): Registros Civis de Nascimentos, jan/fev 1907, município Veranópolis - RS (naquela época, "vila de Alfredo Chaves").

1. Vá na página dos mórmons (https://familysearch.org/catalog/search). Em "Localidade", escreva Veranópolis. Quando aparecer "Brazil, Rio Grande do Sul, Veranópolis", clique no link azul para este ir para a janela. Quando lá estiver, pressione o botão azul "Pesquisar".

2. Na tela seguinte, escolha a linha abaixo, e clique sobre ela:
- Brazil, Rio Grande do Sul, Veranópolis - Civil registration (2)
Apareceram duas alternativas (fontes), de dois "Autores": a primeira é do "Arquivo Público do Estado do RS" e a segunda é do "Registro Civil de Veranópolis-RS", de 1889 a 1922". Esta segunda é a que nos interessa. Clique sobre ela.
Pronto! Chegamos à página onde estão os microfilmes!!

3. Role a tela e encontrará a lista dos 16 microfilmes disponíveis. O que nos interessa é o 7º (Nascimentos 1905-1908). Clique sobre o ícone que representa uma máquina fotográfica e... Voilà!!! Aparece um microfilme com aproximadamente 700 imagens; uma para cada duas páginas de um livro de registro civil.

Simples assim.

Um 2017 cheio de coisas boas, e que todos consigamos chegar, lépidos e faceiros, ao 2018.

(Só para conferir... O endereço do microfilme onde aparece o registro de nascimento da Tia Nena é: https://familysearch.org/search/film/004090151?cat=263346 e a imagem é a 430).

Um comentário:

  1. Ué? Não conseguiram abrir os microfilmes? Não gostaram do presente? Magoei... rsrsrs
    Comentem, parentes! Tragam informações que encontraram.
    Abraços!

    ResponderExcluir